terça-feira, 6 de setembro de 2016

"Amor, Silêncio e Tempestades" de José Luís Nunes Martins [Opinião]

Título: Amor, Silêncios e Tempestades - 67 reflexões
Autor: José Luís Nunes Martins
Edição/reimpressão: 2014
Editora: Paulus
Temática: Crónicas
N.º de páginas: 256
Para adquirir:


Sinopse:


Amor, silêncios e tempestades é um livro que procura a simplicidade. José Luís Nunes Martins escreve todas as semanas no jornal i.

São 67 reflexões. Todas com ilustrações originais. Reflexões profundas acerca das questões fundamentais da existência humana. Sem complicações.

Cada texto é um desafio concreto ao pensamento sobre a existência concreta e pessoal de cada um. O amor, a morte, o sofrimento e a esperança, são alguns dos pontos essenciais a que o autor retorna várias vezes, enriquecendo e provocando sempre o pensamento de quem lê.

Opinião:

Este é um livro de crónicas à luz trazido pelo filósofo José Luís Nunes Martins e belissimamente ilustrado por Carlos Ribeiro. Tal como no antecessor Filosofias - 79 Reflexões - já lido anteriormente e do qual gostei muito - fala de temas triviais e, em simultâneo, os mais difíceis, como a vida, o amor, a morte, a espiritualidade, o desenvolvimento do eu, sem cair no característico aos livros de auto-ajuda.

Por um lado, apreciei a sua escrita simples, a forma franca como o autor se exprimiu. Denotou-se uma reflexão muito profunda e uma escolha cuidadosa das palavras.

Por outro lado, quanto à leitura destas crónicas, desaconselho a que seja feita de seguida, tal como a que realizei: tornam-se algo repetitivas quer em relação aos temas, quer à opinião do autor que, naturalmente, se mantém, apesar das variações nos prismas pelas quais são observados. Surgiram, por isso, dificuldades em avançar na leitura, uma vez que, apesar de simples, nem sempre são temas de fácil digestão sobretudo quando a reflexão exigida é tão intensa.

Assim, o ideal é que o leitor escolha o momento mais apropriado para este género de leitura, preparando antecipadamente mente e espírito para o que vai encontrar, o que não foi o meu caso desta vez. Voltarei a relê-lo futuramente no timing certo.

Classificação: 3,5/5*

Sobre o autor:
nasceu em 1971.
gosta de Filosofia.
estuda.
prefere o existencialismo cristão.
escreve.
trabalha nas áreas da comunicação e da gestão de crises/emergências.
gosta de cavalos, mar, montanhas e tempestades. Fonte: WOOK

1 comentário:

  1. Fiquei curiosa :)

    Lina Soares
    http://trintaporumalinhanoticias.blogspot.pt

    ResponderEliminar