quarta-feira, 24 de agosto de 2016

Roteiros por Beja #4: Museu da Farmácia e Capela de Nossa Senhora da Piedade

O último roteiro por Beja passou pelo Museu da Farmácia e pela Capela de Nossa Senhora da Piedade, localizados na Santa Casa da Misericórdia de Beja. Ambos os locais mereciam uma recuperação urgente e uma apropriada divulgação.

O Museu da Farmácia (ou Botica do Hospital Grande) pode ser encontrado no antigo Hospital Grande da Nossa Senhora da Piedade ou Hospital da Misericórdia, actual Santa Casa da Misericórdia de Beja. 

Apresenta uma exposição de antigos instrumentos utilizados ao longo do período de vida do Hospital, construído em 1490 por ordem de D. Manuel I, Duque de Beja. Podem ser observadas fotografias dos seus principais doutores, frascos contendo os medicamentos utilizados, balanças, aparelhos de electroterapia, entre outros.
 

Sobre o Museu da Farmácia:
Localizado à entrada da Santa Casa da Misericórdia, na rua D. Manuel I, n.º 9, está aberto dos os dias, das 10h às 12h e das 14h às 17h. A entrada é gratuita. Fonte: Santa Casa da Misericórdia de Beja


Com cerca de 526 anos, a Capela de Nossa Senhora da Piedade foi criada em 1490 pelo Duque de Beja, D. Manuel I, com permissão de D. João II, representando a transição do gótico, o estilo original, para o manuelino.

Contém profusa talha dourada colocada em 1743, de estilo rococó, provinda do Convento de S. Francisco aquando do seu encerramento em 1834. Esta foi cortada de forma a se conseguir colocar nesta Capela, já que é de menor dimensão comparativamente ao local onde estava colocada no Convento. Há a pretensão, por parte da Santa Casa da Misericórdia e da Diocese de Beja, de que seja avaliada por um especialista e, posteriormente, recuperada, dado o seu avançado estado de deterioração. 

Observam-se frescos do século XVI e quadros também provenientes do Convento de estilo italiano retratando: Zacarias e o anjo Gabriel, o nascimento de S. João Baptista e o registo do nome de S. João Baptista pelo seu pai, Zacarias, por exemplo, além de estátuas de Santo António, S. José e Nossa Senhora de Lourdes.

Ocorreram alterações na disposição da Capela devido ao terramoto de 1755, inclusive com perda dos frescos na abóbada. O chão de tacos não é o original, uma vez que está a tapar o de pedra, onde seriam enterradas pessoas, como era usual nas antigas igrejas.

As janelas do coro permitiam que as freiras assistissem aos cultos resguardadas e o óculo gótico é essencial para a entrada de ar e luz.

À entrada/saída da Capela encontra-se uma lápide com a seguinte inscrição "Abençoado seja quem por aqui passa".

Sobre a Capela da Nossa Senhora da Piedade:
Localizada igualmente na Santa Casa da Misericórdia, na rua D. Manuel I, n.º 9, está aberta todos os dias das 9h30 às 12h30 e das 14h às 18h. A entrada é gratuita. Fonte: Santa Casa da Misericórdia de Beja

Sem comentários:

Enviar um comentário