segunda-feira, 11 de julho de 2016

Os blogues que sigo #1: O Dia da Liberdade

A blogosfera é um mundo extenso e repleto de blogues que sigo, com maior ou menor assiduidade, consoante o tempo disponível. Resolvi, por isso, criar esta rubrica onde blogueres convidados falarão um pouco dos seus espaços, incluindo o que para si significam, quais as suas motivações, o que esperam alcançar.

E a primeira convidada foi a querida Sílvia Reis que, em conjunto com a sua família, dinamiza o blogue O Dia da Liberdade e ninguém melhor do que ela para nos contar tudo sobre ele.


«Já temos blogue desde 2008 mas sempre considerámos o blogue como uma espécie de diário familiar. Com a mudança de casa e de zona, toda a nossa vida mudou, a dinâmica familiar alterou-se e decidimos abandonar e acabar com o blogue antigo. No dia 25 de Abril de 2015 decidimos fazer um novo blogue para irmos colocando um resumo do que gostamos de fazer e isso foi evoluindo. O Dia da Liberdade está relacionado com o dia em que decidimos ir para a frente com o novo blog e com o facto de a mudança nos ter dado outra liberdade que não tínhamos anteriormente.

Somos 6, dois pais e quatro filhos e mais um gato e possivelmente um cão em breve. Eu trato da dinâmica no facebook, do wordpress e contactos. O meu marido está encarregue da rubrica “Uma aventura em família” e o filho J. ajuda com críticas literárias e cinematográficas.

Eu fui professora durante vários anos, no ensino superior, embora nos últimos anos também fizesse traduções. Depois de ter deixado o ensino, continuei com as traduções pois, para além de gostar muito desse tipo de trabalho, este permite-me fazer o que mais gosto: acompanhar os meus filhos.

O meu marido é docente de educação especial, algo que lhe surgiu por vocação e o preenche completamente. Para além disso, é um pai e marido maravilhoso, que divide tarefas domésticas e ajuda os filhos com os TPC.

Os nossos rapazinhos dividem-se em duas secções: os adolescentes e as crianças. Os mais velhos gostam de cinema, tv e desporto embora o J. goste igualmente de ler e lê realmente muito. Os nossos mais novos também adoram ler, ver desenhos animados e andar de bicicleta. Não se veem um sem o outro, mas parecem o cão e o gato quando estão juntos.

Para ser mais fácil organizarmo-nos, pois o tempo escasseia, decidimos dedicarmo-nos ao que mais gostamos, por rubricas. À segunda, temos a rubrica Semanalmente em que discutimos assuntos da atualidade que preocupam a família. No dia seguinte, são os livros e à quarta damos as boas notícias, uma amálgama de notícias que achamos que podem interessar a outros também. Quintas são dia de estreias de cinema e na sexta temos a Prendinha da Semana, onde sorteamos uma prendinha. Durante o fim de semana, só temos Uma Aventura em Família. Isso não significa que, por vezes, não possamos fazer outras publicações, frequentemente as Novidades.

No facebook, temos o Blog do Dia, de 2ª a 6ª e, aos fins de semana, a página de facebook do dia e o AAL – Ato Aleatório de Liberdade, onde divulgamos alguma iniciativa de ajuda ao próximo.

O que mais gostamos é a interatividade com outros e sabermos que alguém está a ler o que escrevemos e gosta do que lê. Esperamos conseguir manter este blogue durante muitos anos e que continuasse a crescer. Estamos quase a chegar aos 1000 seguidores no facebook e gostaríamos de vir a ter mais!

A parte boa é que temos conhecido outras bloggers com quem trocamos ideias e aprendemos muito e isso é óptimo só por si!»

O que mais aprecio no blogue da Sílvia são os seus temas eclécticos, que chegam a todas as faixas etárias, de forma tão despretensiosa e sincera. 

Podem encontrar O Dia da Liberdade nas seguintes plataformas:

        

Sem comentários:

Enviar um comentário