terça-feira, 14 de junho de 2016

Feira do Livro de Lisboa: a minha visita

Este 10 de Junho será sempre especial para mim.  Além de visitar a Feira do Livro de Lisboa, que já não visitava há alguns anos, realizou-se o Encontro Nacional dos Livrólicos Anónimos, organizado pela maravilhosa e enérgica dinamizadora Carla Isabel, administradora do GLA - Grupo dos Livrólicos Anónimos. Assim, tal como já tinha dito na página do FB do As Horas... que me preenchem de prazer tive o prazer de conhecer as livrólicas que encontro online diariamente e com as quais criei amizade e muitas outras cujas opiniões sigo e são referências para mim.

Iniciámos este encontro com um almoço no Burger King, seguido de um café, já na FLL, no espaço Delta Q:

Segui-se a reunião no espaço da Editorial Presença e a recepção foi fantástica. 

Algumas das presentes foram presenteadas com alguns miminhos - por exemplo, a Vera Carregueira do Crónicas de uma Leitora, a Odete Silva do destante, ou a Vera Brandão do Menina_dos_Policiais -, incluindo o novo livro de Tracy Chevalier, Os Frutos do Vento, autora que já me proporcionou duas boas leituras: Rapariga com Brinco de Pérola e A Última Fugitiva.

Aproveitei para tirar uma foto ao livro gigante do Wally, uma das atracções da FLL:

Ao que se seguiu mais uma fotografia de grupo com as livrólicas que entretanto chegaram:

As livrólicas dirigiram-se então para a sessão de autógrafos, no espaço TOPSELLER, com o autor M. J. Arlidge. Como o seu género literário não é a minha praia, prossegui com a visita.

E, naturalmente, encontrei inúmeras mascotes que animavam a criançada.

Avistei igualmente vários escritores presentes para sessões de autógrafos e dois dedos de conversa, tais como Gonçalo M. Tavares, Ondjaki, Mário Zambujal, Catarina Furtado, entre outros.

Por fim, a visita terminou junto à Piaggio BrigaDoce, onde provei um delicioso gelado de brigadeiro de chocolate! 

E, como não poderia deixar de ser, não resisti à tentação e comprei dois livros: Contos Completos de Irmãos Grimm, compra pela qual me ofereceram um livro da colecção Vampiro, e As Mentiras de Locke Lamora de Scott Lynch. Graças à querida Sílvia Reis do blogue O Dia da Liberdade, consegui trazer mais um livro neste dia - O Aprendiz de Gutenberg de Alex Christie - ganho num passatempo e que ela fez a gentileza de me ir levantar. E como o favor já foi pequeno, ainda me ofereceu Quando o Sol Brilha de Rui Conceição Silva! A TOPSELLER estava a oferecer Génesis de Tom Fox, prequela de Dominus. Juntam-se os marcadores que assinalam o Encontro dos Livrólicos Anónimos e a recepção da Editorial Presença e o marcador de um livro para pintar que tenho: Sete Mares.

Com a compra de Contos Completos de Irmãos Grimm, fiquei com os três livros que reúnem contos de autores clássicos lançados até agora pela Temas e Debates. Todos os Contos de Edgar Allan Poe já foi lido e Contos de Hans Christian Andersen progride, embora lentamente.

Agora resta-me esperar que, no próximo ano, a vida me permita nova deslocação à Feira do Livro de Lisboa para mais animação e partilha deste vício que é ler!

1 comentário:

  1. Um dia mega-hiper feliz e a biblioteca pessoal reforçada. Há lá coisa melhor?
    Beijinho
    Ruthia d'O Berço do Mundo

    ResponderEliminar