sexta-feira, 13 de maio de 2016

Mil e uma Noites Mil e uma Histórias - HISTÓRIAS DE TANTOS LUGARES com Maria Clara Cavalcanti

Ontem à noite, uma vez mais marquei presença na Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago para mais uma noite de contos, desta vez com a presença de Maria Clara Cavalcanti, excelente narradora brasileira.


Foi uma hora e pouco num serão bem passado, em que Maria Clara contou histórias que desconhecia e outras que conhecia da tradição portuguesa, mas com adaptações notórias à cultura brasileira. Aliás, foi referido pela própria que, ao longo das suas pesquisas sobre contos de todo o mundo, encontrou o mesmo conto em diferentes regiões do mundo com as respectivas adaptações à sua origem geográfica. Por exemplo, existe a Cinderela africana, ajudada por um sapo, ou uma Cinderela japonesa, neste caso auxiliada por um peixe. Curioso ainda como, uma tribo índia de Goiás tinha uma história tão semelhante a O Príncipe com Orelhas de BurroJuca Sára tem Orelhas de Maracajá.


O Mil e Uma Noites, Mil e Uma Histórias é uma iniciativa organizada pela Biblioteca Municipal de Beja - José Saramago, realizada há vários anos e, devido aos profissionais que nela trabalham, Beja tem uma forte tradição de narração oral com o seu expoente máximo no evento Palavras Andarilhas.  Brevemente falarei nele, uma vez que se vai realizar este ano. 

E na vossa região, também têm a sorte de a biblioteca organizar eventos como estes? 

2 comentários:

  1. Eu no ano passado ia muitas vezes, mas como na maior parte das apresentações dos livros eu não tinha posses para comprar os livros apresentados, deixei de ir com a mesma frequência... Mas a ver se volto a ir nem que seja pelo convívio :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Geralmente só costumo ir a apresentações de livros de autores que já conheço ou que me despertem alguma curiosidade, porque também não costumo poder comprá-los.

      Eliminar